Exposições
O Memorial da América Latina recebe duas exposições fotográficas. Uma delas, com o tema “menus históricos” e curadoria de André Bocatto, apresenta mais de 30 painéis que reproduzem, de forma ampliada, os menus de duas coleções: a principal de D. Pedro II, com 1200 peças originais da Biblioteca Nacional, e a de Bocatto, com cerca de 60 originais da Belle Époque, de Paris. A outra, realizada pela 3 Corações, reúne fotografias relacionadas ao café feitas pelo fotógrafo Sergio Coimbra. Gratuito.
Espaço SEBRAE
Espaço aberto e gratuito de palestras e workshops sobre temas que vão de receitas a assuntos técnicos, além de rodadas de negócio com programação feita pelo SEBRAE.
Espaço Colmeia
Rodas de debate, painéis e palestras sobre temas diversos relacionados a gestão da gastronomia, encabeçadas pelos principais expoentes dos respectivos assuntos, além dos Consultórios da Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia (EGG), com mentorias individuais dos professores para pessoas que querem começar ou melhorar seus empreendimentos gastronômicos.
Mesa Vinhos
Profissionais especializados no tema, como Pablo Ugarte, diretor do concurso de vinhos Catad’Or Chile e Paulo Laureano, enólogo de Portugal conduzem degustações e palestras sobre vinhos, em uma rica experiência em torno da bebida.
Brasa na Mesa
Programação completamente voltada ao preparo de carnes, com aulas de desossa, charcutaria, cortes, defumação e outros assuntos desse universo, ministradas por especialistas no assunto.
Farofinha do Brasil
Espaço com programação direcionada ao público infantil, com atividades sobre o tema alimentação especialmente pensadas para os pequenos. Gratuito.
Festival Farofa do Brasil
Feira que reúne produtores de diversos lugares do Brasil expondo seus produtos, além de uma série de atrações de música, dança, cultura e gastronomia. Gratuito.
Mesa Viva
Programação de aulas exclusivamente voltadas para as cozinhas vegana e vegetariana, com profissionais que lidam com esta culinária em suas rotinas e restaurantes compartilhando seus conhecimentos. Personalidades renomadas no assunto, como o chef norte-americano Matthew Kenney – especialista em uma culinária baseada em vegetais – têm presença garantida.
Mesa Ao Vivo
Espaço com cozinhas e salas para degustação e aulas práticas de cozinha, panificação e confeitaria e degustações de vinhos, cervejas, cachaça, gin, chás e café conduzidas por profissionais brasileiros renomados. Os participantes montam sua grade de aulas optando pelos mais diversos temas.
Mesa Tendências
Maior congresso da América Latina que reúne nomes estrelados da gastronomia mundial para debater o setor através da abordagem de tópicos atuais. Em 2019, o programa vai contar com a participação de nomes nacionais, como Alex Atala , Bela Gil , Erick Jacquin e Janaína e Jefferson Rueda, e internacionais como Jaime Camacho (Celele | Colômbia), Alvaro Clavijo (El Chato | Colômbia), Carlo Petrini (Slow Food | Itália) e Bruce Friederich (The Good Food Institute | EUA).
Arena SP Gastronomia
Com acesso totalmente gratuito, o Governo do Estado promove aulas de culinária, batalhas gastronômicas, cursos, happy hours e palestras sobre turismo, alimentação saudável, agricultura e meio ambiente em um espaço especial com área para descanso, alimentação e apresentação de conteúdos.
PRÊMIO IMPERA DE GASTRONOMIA
O Prêmio Impera 2019 surgiu para destacar e premiar o que há de melhor no cenário gastronômico de Bauru. Nos últimos anos, o setor de alimentação e gastronomia vem se destacando na cidade pelo crescimento do número de bares, lanchonetes, hamburguerias e restaurantes. Essa expansão contribuiu para que esses estabelecimentos buscassem melhorar o atendimento, aperfeiçoassem seus produtos e desenvolvessem novas receitas. Pensando em valorizar e prestigiar os locais que oferecem o melhor aos bauruenses, foi criado o Prêmio Impera. O concurso deseja incentivar a criatividade dos participantes, movimentar a cena gastronômica e possibilitar que os clientes experimentem novos pratos.
A premiação é dividida em 5 categorias:
Melhor comida de boteco, Melhor drink, Melhor burger, Melhor sobremesa e Melhor prato principal. Todos as categorias têm preços fixos para os pratos participantes. Os restaurantes podem competir em todas as categorias, mas apenas com um prato. As receitas são inéditas e servidas durante o período do festival que vai do dia 1 de outubro até 30 de novembro. Os vencedores serão revelados no dia 12 de dezembro
FLIG – FEIRA LITERÁRIA DE GASTRONOMIA
Inserida na programação do Feito em SP, essa inédita Feira de Livros leva ao Memorial da América Latina cerca de 20 editoras que publicam gastronomia no Brasil. A feira inclui três atrações imperdíveis: as sessões de autógrafos com 20 grandes chefs
autores; o Sarau Poético Gastronômico, em que renomados chefs declamam poemas celebrados sobre alimentação de autores como Drummond, Cora Coralina e Neruda; e a Feirinha de Letras, um espaço voltado do público infantil com leituras mediadas e contação de histórias. Confira a programação completa no site.
O evento conta com apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e tem a curadoria dos editores André Boccato e Luiz Torelli.
FEITO EM SP
O festival gastronômico competitivo apresenta os 120 restaurantes e produtores das 15 macrorregiões do Estado que foram selecionados por um júri especializado em etapas regionais do evento. Esses
restaurantes e produtores finalistas terão estandes a preços populares para apresentar seus deliciosos pratos e produtos ao público. Também integrarão o mapa Rotas Gastronômicas
– elaborado pelas Secretarias de Turismo e Agricultura e Abastecimento em parceria com as Prefeituras -, que mostrará os principais pontos gastronômicos do Estado e será revelado ao público durante o evento.
O Feito em SP é realizado em parceria
com o núcleo de inteligência em gastronomia
Mundo Mesa.
MESA SP
Um dos maiores eventos do setor da América Latina traz, a cada edição, chefs renomados de todos os cantos do mundo para atuarem
em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades. Dentro do Mesa SP, acontecem o congresso Mesa Tendências; as aulas e vivências do Mesa ao Vivo; a feira de cultura, música, arte e comida Festival Cultural Farofa do Brasil; as aulas sobre o futuro da alimentação, focadas em receitas veganas e vegetarianas, do Mesa Viva; o espaço Mesa Vinhos, com degustações e palestras; e o Brasa na Mesa, com aulas focadas em preparo de carnes.
INGRESSOS A PARTIR DE R$ 119
JARDIM PARADISO
Na quinta (24), às 19h, o “Jardim Paradiso” irá exibir “Estômago”, filme nacional sobre a história de Raimundo Nonato, personagem
nordestino que se muda para São Paulo e consegue emprego como faxineiro de um bar, onde descobre o talento para a gastronomia.
EMPREENDA RÁPIDO GASTRONOMIA
De 24 a 26 de outubro, o programa “Empreenda Rápido Gastronomia” vai oferecer qualificação empreendedora, financiamento e microcrédito, qualificação técnica e formalização de empresas no Memorial da América Latina.
OFICINAS DE GASTRONOMIA
Entre os dias 24 e 27, no Memorial da América Latina, uma escola móvel de cozinha e uma de panificação do Centro Paula Souza vão
realizar oficinas de gastronomia com duração de duas horas e meia.
FLIG – FEIRA LITERÁRIA DE GASTRONOMIA
Inserida na programação do Feito em SP, essa inédita Feira de Livros leva ao Memorial da América Latina cerca de 20 editoras
que publicam gastronomia no Brasil. A feira inclui três atrações imperdíveis: as sessões de autógrafos com 20 grandes
chefs autores; o Sarau Poético Gastronômico, em que renomados chefs declamam poemas celebrados sobre alimentação de autores
como Drummond, Cora Coralina e Neruda; e a Feirinha de Letras, um espaço voltado do público infantil com leituras mediadas e contação de histórias. Confira a programação completa no site. O evento conta com apoio institucional da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e tem a curadoria dos editores André Boccato e Luiz Torelli.
FLIG – FEIRA LITERÁRIA DE GASTRONOMIA
A feira inclui três atrações
imperdíveis: as sessões de autógrafos
com 20 grandes chefs autores; o Sarau
Poético Gastronômico, em que renomados
chefs declamam poemas celebrados sobre
alimentação de autores como Drummond,
Cora Coralina e Neruda; e a Feirinha
de Letras, um espaço voltado do público
infantil com leituras mediadas e contação
de histórias.
FEITO EM SP
O festival gastronômico competitivo apresenta os 120 restaurantes e produtores das 15 macrorregiões do Estado que foram selecionados por um júri especializado em etapas regionais do evento. Esses restaurantes e produtores finalistas terão estandes a preços populares para apresentar seus deliciosos pratos e produtos ao público. Também integrarão o mapa Rotas Gastronômicas – elaborado pelas Secretarias de Turismo e Agricultura e Abastecimento em parceria com as Prefeituras, exposto ao público durante o evento.
MESA SP
Um dos maiores eventos do setor da América Latina traz, a cada edição, chefs renomados de todos os cantos do mundo para atuarem
em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades. Dentro do Mesa SP, acontecem o congresso Mesa Tendências; as aulas e vivências do Mesa ao Vivo; a feira de cultura, música, arte
e comida Festival Cultural Farofa do Brasil; as aulas sobre o futuro da alimentação, focadas em receitas veganas e vegetarianas,
do Mesa Viva; o espaço Mesa Vinhos, com degustações e palestras; e o Brasa na Mesa, com aulas focadas em preparo de carnes.
INGRESSOS A PARTIR DE R$ 119
FEITO EM SP
O festival gastronômico competitivo
apresenta os 120 restaurantes e produtores
das 15 macrorregiões do Estado que foram
selecionados por um júri especializado
em etapas regionais do evento. Esses
restaurantes e produtores finalistas terão
estandes a preços populares para apresentar
seus deliciosos pratos e produtos ao público.
MESA SP
Um dos maiores eventos do setor da América Latina traz, a cada edição, chefs renomados de todos os cantos do mundo para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades. Dentro do Mesa SP, acontecem o congresso Mesa Tendências; as aulas e vivências do Mesa ao Vivo; a feira de cultura, música, arte e comida Festival Cultural Farofa do Brasil; as aulas sobre o futuro da alimentação, focadas em receitas veganas e vegetarianas, do Mesa Viva; o espaço Mesa Vinhos, com degustações e palestras; e o Brasa na Mesa, com aulas focadas em preparo de carnes.
FEITO EM SP
O festival gastronômico competitivo
apresenta os 120 restaurantes e produtores
das 15 macrorregiões do Estado que foram
selecionados por um júri especializado
em etapas regionais do evento.
Esses restaurantes e produtores finalistas
terão estandes a preços populares para
apresentar seus deliciosos pratos e produtos
ao público. Também integrarão o mapa Rotas
Gastronômicas – elaborado pelas Secretarias
de Turismo e Agricultura e Abastecimento
em parceria com as Prefeituras -, que mostrará
os principais pontos gastronômicos do Estado
e será revelado ao público durante o evento.
MESA SP
Um dos maiores eventos do setor da América Latina traz, a cada edição, chefs renomados de todos os cantos do mundo para atuarem
em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades. Dentro do Mesa SP, acontecem o congresso Mesa Tendências; as aulas e vivências do Mesa ao Vivo; a feira de cultura, música, arte
e comida Festival Cultural Farofa do Brasil; as aulas sobre o futuro da alimentação, focadas em receitas veganas e vegetarianas, do Mesa Viva; o espaço Mesa Vinhos, com degustações e palestras; e o Brasa na Mesa, com aulas focadas em preparo de carnes.
BOM PRATO CONVIDA
No Dia Mundial da Alimentação, os 56 restaurantes da rede Bom Prato, programa de alimentação social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, vão oferecer cardápios elaborados por chefs de destaque a R$ 1 no horário de almoço. Na capital, Grande São Paulo e litoral, será servido menu elaborado e ensinado pela chef Morena Leite a chefs a rede Bom Prato. Outras 17 unidades do Bom Prato no interior vão servir cardápios regionais preparados por
chefs locais de destaque.
CAFÉ NO ACERVO MIS
Exposição resgata as origens e aspectos que tornaram o café tão importante no desenvolvimento social e cultural da cidade e do Estado de São Paulo, com seleção de registros do fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly.
EMPREENDA RÁPIDO GASTRONOMIA
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE-SP, vai promover, durante todo o mês de outubro, ações voltadas à qualificação profissional e ao empreendedorismo,
além de oportunidades de crédito para estabelecimentos do setor. No interior do Estado, mutirões “Empreenda Rápido Gastronomia” contarão com linhas de crédito express em Franca (15/10), São José do Rio Preto (17/10), Itapeva (22/10) e Taboão da Serra (25/10).
ENTRADA GRATUITA
JOGOS SENSORIAIS
Os Jogos Sensoriais de outubro serão
temáticos (sobre alimentos) para integrar
o SP Gastronomia. Serão realizadas
atividades divertidas e experiências lúdicas
que estimulam as habilidades sensoriais
e a memória dos participantes, com jogos
e brincadeiras para pessoas com e sem
deficiência. Indicados para crianças a partir
de 11 anos.
MINICHEF – A COZINHA ENCANTADA DOS CONTOS DE FADAS
“Festival de comida de estádio”, com expositores comercializando produtos inspirados nos quitutes encontrados em campos de futebol de vários estados brasileiros.
Café da manhã vegano
Os visitantes poderão conhecer mais sobre o veganismo em um café da manhã baseado nessa filosofia.
Feira de Comidas Brasileiras
A feira apresenta quitutes como feijoada,
carne de sol, acarajé e tacacá.
Sabores Incríveis
A atividade “Sabores Incríveis”, contação de histórias do livro “Primeiras Histórias – Sabores Incríveis”, seguida de degustação de uma Banana Split.
Mani – Nossa Raiz
A atividade “Mani – Nossa Raiz” leva ao público histórias que contam a origem da mandioca e os convida a degustar diferentes formas de consumi-la.
Paçoca – paçoquinha, de onde vem o amendoim?
A atividade “Paçoca – paçoquinha, de onde vem o amendoim?” apresenta a origem da paçoca com contação de histórias seguida de degustação.
Falando e saboreando banto
“Falando e saboreando banto”, uma atividade que apresenta a origem de palavras presentes na cozinha brasileira, como canjica, acarajé, inhame, mugunzá, fubá e farofa.
Ôôô trem bão!
A atividade “Ôôô trem bão!” convida os participantes a aguçar os sentidos numa experimentação de ervas e especiarias da culinária mineira.
Feira de SP
A intervenção artística “Feira de SP”, vai homenagear os feirantes por meio da linguagem artística teatral, com uma encenação que conta curiosidades a respeito dos alimentos típicos das feiras de São Paulo.
Feira de SP
A intervenção artística “Feira de SP”, vai homenagear os feirantes por meio da linguagem artística teatral, com uma encenação que conta curiosidades a respeito dos alimentos típicos das feiras de São Paulo.
Do Padre Anchieta ao Sushi – Um Olhar Gastronômico pela História de São Paulo
Encontro de leitores “Do Padre Anchieta ao Sushi – Um Olhar Gastronômico pela História de São Paulo”, apresenta a história da comida paulista com base no livro da autora Karina Gentile.
Curta com Bate-Papo – Comida de Rua
A ação “Curta com Bate-Papo – Comida de Rua” exibe o curta-metragem “Comida de Rua – São Paulo”, que mostra a pluralidade dessa culinária.
Pizza de Mozzarella
A atividade “Pizza de Mozzarella” aborda a chegada da pizza na cidade de São Paulo e convida os participantes a construir uma pizza gigante com seus recheios prediletos em forma de poesia.
História da Gastronomia Paulista
O encontro de leitores “História da Gastronomia Paulista” apresenta a origem dos pratos típicos paulistas e suas receitas mais antigas, como Tutu de Feijão, Polenta, Caldeirada e Bolo de São João, retiradas do livro “A Pátria nas Panelas”, do jornalista Pedro Cavalcanti.
História da Gastronomia Paulista
O encontro de leitores “História da Gastronomia Paulista” apresenta a origem dos pratos típicos paulistas e suas receitas mais antigas, como Tutu de Feijão, Polenta, Caldeirada e Bolo de São João, retiradas do livro “A Pátria nas Panelas”, do jornalista Pedro Cavalcanti.
Dize-me o que comes e te direi quem és
Atividade “Dize-me o que comes e te direi quem és” apresenta os principais lanches paulistanos e suas curiosidades.
Montando o seu Virado à Paulista
Oficina “Montando o seu Virado à Paulista”, que convida o público a participar de um jogo de montar imagens com novas combinações do prato típico.
Pátria das Panelas
Nos dias 17 e 25, o jogo sensorial “Pátria das Panelas” apresenta aromas de pratos paulistas que devem ser adivinhados pelos participantes.
Pátria das Panelas
Nos dias 17 e 25, o jogo sensorial “Pátria das Panelas” apresenta aromas de pratos paulistas que devem ser adivinhados pelos participantes.
Encontro de Leitores: Minhas Memórias Gustativas
Para comemorar o Dia do Nordestino, a atividade convida o público a compartilhar memórias afetivas do Nordeste por meio do livro “Brasil Gastronomia, Cultura e Turismo”, de Eva Ribenboim Steinbruch.
Encontro de Leitores: Minhas Memórias Gustativas
Para comemorar o Dia do Nordestino, nas terças (8 e 22), a atividade “Encontro de Leitores: Minhas Memórias Gustativas” convida o público a compartilhar memórias afetivas com o Nordeste por meio do livro “Brasil Gastronomia, cultura e turismo”, de Eva Ribenboim Steinbruch.
Curta com Bate Papo: Gastronomia na Capital
Apresentação do “Curta com Bate Papo: Gastronomia na Capital”, bate-papo sobre o documentário “Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo” e curiosidades sobre o preparo de pratos típicos de cada região.
Desafio de Criar e Cozinhar
A atividade “Desafio de Criar e Cozinhar” propõe um reality show de Gastronomia Paulista com uma série de desafios a serem cumpridos e jurados que decidirão quem é o melhor cozinheiro.
Mexido à Paulista
A contação de histórias “Mexido à Paulista” apresenta a história da gastronomia local, mostrando as grandes misturas e influências que fizeram com que fosse considerada a capital mundial da gastronomia.
Rota da pizza
A leitura mediada “Rota da pizza” conta o percurso que a pizza percorreu até chegar nos cardápios paulistanos, desde seu surgimento no Antigo Egito até a imigração italiana nos bairros de São Paulo.
Clube de Leitura: “A Festa de Babette”
Oo “Clube de Leitura” fecha o mês com discussão sobre o livro “A festa de Babette”, de Karen Blixen.
Oficina de Doces Natalinos
Na “Oficina de Doces Natalinos”, os alunos aprendem a preparar sobremesas para serem comercializadas.
Oficina de Doces Natalinos
Na “Oficina de Doces Natalinos”, os alunos aprendem a preparar sobremesas para serem comercializadas.
Hora do Conto: “Chapeuzinho Vermelho”
o programa “Hora do Conto” aborda a gastronomia em contações de histórias: no dia 25, “Chapeuzinho Vermelho”, de Sonia Junqueira.
Hora do Conto: “A sopa de pedra”
o programa “Hora do Conto” aborda a gastronomia em contações de histórias: no dia 18, “A sopa de pedra”, de Bia Bedran.
Hora do Conto: “Papagaio de limo verde”
O programa “Hora do Conto” aborda a gastronomia em contações de histórias: no dia 13, “Papagaio de limo verde”, de Silvio Romero.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Dona Flor e Seus Dois Maridos”
Às sextas, às 16h, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia: no dia 25, “Dona Flor e seus dois maridos”, de Jorge Amado.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Como Água Para Chocolate”
Às sextas, às 16h, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia: no dia 18, “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Írisz: As Orquídeas”
Às sextas, às 16h, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia: no dia 11, “Írisz: as orquídeas”, de Noemi Jaffe.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Cem Anos de Solidão”
Às sextas, às 16h, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia: no dia 4, “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez.
Viagem Gastronômica
O “Viagem Gastronômica”, oficina que convida o público a conhecer as receitas e degustar pratos presentes em obras literárias, aborda o livro “O frango ensopado da minha mãe”, de Nina Horta, e as receitas presentes na obra, como lombo gordo, bolinho de arroz e torta de banana.
Jogos Sensoriais
Os Jogos Sensoriais de outubro serão temáticos (sobre alimentos) para integrar o SP Gastronomia. Serão realizadas atividades divertidas e experiências lúdicas que estimulam as habilidades sensoriais e a memória dos participantes,
com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Indicados para crianças a partir de 11 anos.
Jogos Sensoriais
Às terças (8 e 15), às 15h, os “Jogos Sensoriais” estimulam experiências lúdicas com temas ligados à gastronomia.
Minichef – A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas
A “Oficina Minichef – A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas” apresenta às crianças de 7 a 12 anos uma contação de histórias que servirá de inspiração para a receita que os pequenos executarão em seguida.
Clube de Leitura: “A mulher de Pés Descalços”
O “Clube de Leitura” tem como pano de fundo a gastronomia em bate-papo sobre a obra “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga.
Jogos Sensoriais
Às terças (22 e 29), às 16h30, os “Jogos Sensoriais”, oferecem experiências lúdicas com temas ligados à gastronomia.
Jogos Sensoriais
Os Jogos Sensoriais de outubro serão temáticos (sobre alimentos) para integrar o SP Gastronomia. Serão realizadas atividades
divertidas e experiências lúdicas que estimulam as habilidades sensoriais e a memória dos participantes, com jogos e brincadeiras
para pessoas com e sem deficiência. Indicados para crianças a partir de 11 anos.
Hora do Conto: “Flávia e o bolo de chocolate”
A “Hora do Conto” aborda a gastronomia em contações de histórias: no dia 18, “Flávia e o bolo de chocolate”, de Miriam Leitão.
Hora do Conto: “Saladinha de queixas”
A “Hora do Conto” aborda a gastronomia em contações de histórias: no dia 12, “Saladinha de queixas”, de Tatiana Belinky.
Hora do Conto: “Cuidado com o menino”
A “Hora do Conto” aborda a gastronomia em contações de histórias: no dia 11, “Cuidado com o menino”.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Alice no País das Maravilhas”
Em todas as quartas do mês, às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores da biblioteca a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia. No dia 30, “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Gabriela, Cravo e Canela”
Em todas as quartas do mês, às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores da biblioteca a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia. No dia 23, “Gabriela, cravo e canela”, de Jorge Amado.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Humana Festa”
Em todas as quartas do mês, às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores da biblioteca a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia. No dia 16, “Humana festa”, de Regina Rheda.
Leitura ao Pé do Ouvido: “Sagarana”
Em todas as quartas do mês, às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores da biblioteca a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia. No dia 9, “Sagarana”, de João Guimarães Rosa.
Leitura ao Pé do Ouvido: “A hora da Estrela”
Em todas as quartas do mês, às 16h30, o “Leitura ao Pé do Ouvido” convida os frequentadores da biblioteca a ouvirem trechos de livros com referências à gastronomia. No dia 2, “A hora da estrela”, de Clarice Lispector.
Oficina Minichef: A Cozinha Encantada dos Contos de Fada – João & Maria
“Oficina Minichef: A Cozinha Encantada dos Contos de Fada – João & Maria” apresenta às crianças de 7 a 12 anos uma contação de histórias que servirá de inspiração para a receita que os pequenos executarão em seguida.
Viagem Gastronômica
“Viagem Gastronômica”, oficina que convida o público a conhecer as receitas e degustar pratos presentes em obras literárias; nesta edição, o livro escolhido é “Hibisco roxo”, da nigeriana Chimamanda Ngozi Andichie.
Oficina de Culinária: Sabor da História
“Oficina de Culinária: Sabor da História”, em que os participantes serão convidados a preparar polenta seguindo a receita tradicional da família Portinari.
Oficina de Culinária Indígena – Hihi
“Oficina de Culinária Indígena – Hihi” será ministrada pela indígena Deolinda Pedro, que apresentará ao público um prato tradicional de sua cultura, o Hihi, feito à base de mandioca e folha de bananeira.
Encontros com Arte: Gastronomia da Mantiqueira
Oficina “Encontros com Arte: Gastronomia da Mantiqueira”, que apresenta aos participantes as peculiaridades da gastronomia de Campos do Jordão, discutindo tradições e inovações.
Para crescer, temos que saber comer
Espetáculo teatral “Para crescer, temos que saber comer” mostra às crianças e adultos como uma rotina de boa alimentação e a prática de exercícios físicos contribuem para a prevenção de doenças.
Festival de comida de estádio
“Festival de comida de estádio”, com expositores comercializando produtos inspirados nos quitutes encontrados em campos de futebol de vários estados brasileiros.
Café no Acervo MIS
Exposição “Café no Acervo MIS”, que resgata as origens e aspectos que tornaram o café tão importante no desenvolvimento social e cultural da cidade e do Estado de São Paulo, com seleção de registros do fotógrafo suíço-brasileiro Guilherme Gaensly.
Comidas Típicas nos Jardins do Museu – São Paulo com bom gosto
Galinhada da Chef Kátia Barbosa, no sábado (5), a partir das 12h. Na atividade “Comidas Típicas nos Jardins do Museu – São Paulo com bom gosto”, o público poderá saborear o prato e vivenciar uma experiência completa com música e comidas típicas paulistas, além de palestras, exposição e práticas lúdicas na culinária.
Utensílios da cozinha brasileira / Chaísmo
Durante todo o mês de outubro, o terá em cartaz as exposições “Utensílios da cozinha brasileira”, com acervo de utensílios utilizados na cozinha brasileira desde o século 19, e “Chaísmo”, exposição de um jogo composto por 60 xícaras e pires modelados organicamente, com formatos e pinturas particulares.
Cafezinho
Atividade “Cafezinho” promove leitura de textos de Guilherme de Almeida relacionados à bebida e sua importância para a economia e política de São Paulo.
Tampopo – Os brutos também comem spaghetti
Filme “Tampopo – Os brutos também comem spaghetti”, que conta a história de Tampopo, uma dona de restaurante em busca de destaque na arte de cozinhar o tradicional macarrão chinês lamen, será exibido na Sala Cinematographos.
Chá & Porcelana
Chá da tarde ao ar livre durante apresentação da palestra “Chá & Porcelana”, que abordará da história da porcelana e sua influência no consumo do chá, desde as origens na China até o atual cotidiano.
Virado à Paulista: de indigesto feijão com toucinho a patrimônio imaterial
A roda de conversa “Virado à Paulista: de indigesto feijão com toucinho a patrimônio imaterial”, apresenta as transformações do virado à paulista de prato feito de boteco ao reconhecimento como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo pelo Condephaat.
Caffè Ristoro
O Caffè Ristoro, no quintal da Casa das Rosas, terá menu especial durante todo o mês de outubro. Pratos populares da culinária de São Paulo, como galinhada, virado à paulista, manjar de coco com calda de ameixa e pudim de leite estarão no cardápio. O custo das refeições varia entre R$ 42,00 e R$ 44,00, enquanto que as sobremesas saem por R$ 11,00 na média.
Jardim Paradiso
Na quinta (24), às 19h, o “Jardim Paradiso” irá exibir Estômago, filme nacional dirigido por Marcos Jorge,sobre a história de Raimundo Nonato, personagem que vai para a cidade grande e arruma emprego como faxineiro de um bar, onde descobre o talento para a gastronomia.
Expresso Poesia especial: café paulista
O sarau “Expresso Poesia especial: café paulista” aborda as temáticas do café e da culinária com a intervenção artística de poetas contemporâneos convidados, que irão recitar poemas de autoria própria e de autores como Mário de Andrade e Guilherme de Almeida. Às 19h, o recital “Literatura e gastronomia” traz roteiro poético e musical sobre os afetos envolvidos no ato de cozinhar.
Os músicos de Bremen
Para crianças entre 7 e 10 anos, no sábado (12), às 15h, o conto “Os músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, será apresentado por meio de leitura audiovisual, acompanhado de bolo temático.
Mãos na massa e punhados e prosa
A oficina “Mãos na massa e punhados e prosa” convida os participantes a prepararem uma receita e dividirem memórias sobre os costumes culinários de seus lares.
Festa de San Gennaro
Tradicionais eventos gastronômicos de São Paulo também integram o calendário do SP Gastronomia, estabelecendo outubro o Mês da Gastronomia.
Fundo Social São Paulo
No dia 27 de outubro, o Fundo Social São Paulo fará a entrega do selo “Gastronomia Social” a estabelecimentos comerciais de São Paulo que empreguem alunos da Escola de Gastronomia e Hospitalidade, instituição que oferece cursos de panificação, confeitaria, salgadeiro e pizzaiolo.
Restaurante Week
Com o objetivo de oferecer o melhor da gastronomia do Brasil e do mundo a preços democráticos, os principais restaurantes do país preparam, durante o SP Gastronomia, um menu especial no qual os clientes podem degustar uma entrada + prato principal + sobremesa por um preço fixo. São Paulo tem a 3 a maior Restaurant Week do mundo. Esta edição terá como tema a Cozinha Caiçara e será a maior já realizada no País.
Mesa no Cinema
Nos dias 9 e 10 de outubro, uma experiência sensorial completa vai exibir, no Cinesesc da Rua Augusta, filmes acompanhados de menu criado por chefs convidados, que terão como desafio dar “sabor” às cenas. No dia 9, a apresentação do premiado longa “Benzinho” terá Viko Tangoda como chef convidado. No dia 10, a animação “O Incríveis” será acompanhada de menu criado pela chef Dani Padalino.
Oficinas de gastronomia
Entre os dias 24 e 27, no Memorial da América Latina, uma escola móvel de cozinha e uma de panificação do Centro Paula Souza vão realizar oficinas de gastronomia, com duração de duas horas e meia.
Empreenda Rápido Gastronomia
De 24 a 26 de outubro, o programa “Empreenda Rápido Gastronomia” vai oferecer qualificação empreendedora, financiamento e microcrédito, qualificação técnica e formalização de empresas no Memorial da América Latina.
Aulas de gastronomia na Feira do Empreendedor
De 5 a 8 de outubro, serão realizadas aulas de gastronomia com chefs renomados na Feira do Empreendedor.
Empreenda Rápido Gastronomia
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE-SP, vai promover, durante todo o mês de outubro, ações voltadas à qualificação profissional e ao empreendedorismo, além de oportunidades de crédito para estabelecimentos do setor. No interior do Estado, mutirões “Empreenda Rápido Gastronomia” contarão com linhas de crédito express em Franca (15/10), São José do Rio Preto (17/10), Itapeva (22/10) e Taboão da Serra (25/10).
Bom Prato Convida
Em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, os 56 restaurantes da rede Bom Prato, programa de alimentação social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, vão oferecer cardápios elaborados por chefs de destaque a R$ 1 no horário de almoço. Na capital, Grande São Paulo e litoral, será servido menu elaborado e ensinado pela chef Morena Leite a chefs da rede Bom Prato. Outras 17 unidades do Bom Prato no interior vão servir cardápios regionais preparados por chefs locais de destaque.
Rotas Gastronômicas
Os dois pratos e dois produtos vencedores do Feito em São Paulo de cada região vão integrar o mapa Rotas Gastronômicas, elaborado pelas Secretarias de Turismo e Agricultura e Abastecimento em parceria com as prefeituras. O mapa, que mostrará os principais pontos gastronômicos do Estado, será apresentado ao público no Memorial da América Latina entre os dias 24 e 27 de outubro.
Feito em São Paulo
Realizado em parceria com a Prazeres da Mesa, o festival competitivo realizará etapas regionais em cidades de cada uma das 15 regiões do interior do Estado, com estandes dos finalistas locais (selecionados por júri especializado), workshop com chef renomado, uma atração cultural e o anúncio dos dois pratos e dois produtos vencedores, que serão expostos e comercializados no Memorial da América Latina, de 24 a 27 de outubro.